No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um treinador escalar sua equipe dentre de campo. As duas posições são: goleiro (ou guarda-redes) e os jogadores de linha.
No artigo abaixo você vai encontrar um pouco de conteúdo sobre os esquemas táticos.
LINK:
Agora vamos trabalhar os principais esquemas um por um.
Primeiro o 4-4-2
O 4-4-2 é um esquema tático usado no futebol que consiste no esquema de usar 2 laterais, 2 zagueiros, 4 Meio-campistas e 2 atacantes e além claro do goleiro, sendo que dois são meias de defesa, ou seja, volantes.
Veja um vídeo mais ilustrativosobre o esquema.
AGORA O 4-3-3
O 4-3-3 é conhecido como um esquema tático com quatro jogadores na defesa, três jogadores no meio-campo (com um ou dois volantes) e três jogadores no ataque (dois pontas e um atacante).
VAMOS AO 3-5-2 AGORA.
No Brasil, o 3-5-2 é tratado como uma tática defensiva. É que no 3-5-2 tupiniquim, o líbero virou o “homem da sobra”, ou pior: o “terceiro zagueiro”. Atua fincado atrás da linha de zaga, sem liberdade para apoiar nem sequer de posicionar-se à frente deles, como um volante.
AGORA TRATEMOS DO 4-1-4-1
Esse esquema de jogo consiste em utilizar 4 defensores (2 zagueiros centrais e 2 laterais), 5 jogadores de meio-campo e apenas 1 atacante, além do goleiro.
TRATEMOS AGORA DO 3-4-3
No futebol o 3-4-3 é um dos esquemas tácticos das equipas. Tem 3 Defensas, 4 meio-campo e 3 Avançados.
Leia aqui um conteúdo mais aprofundado sobre o esquema.
LINK:
PARA CONCLUIR, VAMOS FALAR DO 4-2-3-1.
Esse esquema de jogo consiste em utilizar 4 defensores (2 zagueiros centrais e 2 laterais), 5 jogadores de meio-campo e apenas 1 atacante, além do goleiro.
Leia o artigo abaixo para um maior aprofundamento sobre o esquema.
LINK:
Á maior parte dos outros esquemas existentes são variações de movimentação dos esquemas supracitados e você pode estudar eles se aprofundando nesses.
BONS ESTUDOS, TÔ CANSADO, FORAM MUITOS ESQUEMAS!
Comments